Modernização de um legado

Na Era da Informação, empreender requer a capacidade de absorver os múltiplos conhecimentos tecnológicos afim de manter-se constantemente sincronizados com o público-alvo e outras atividades. Uma prestadora de serviço de escala nacional como os Correios, e única no ramo de entregas brasileiro desde sempre, precisa dessa contínua atualização de seus serviços para estar mais próxima de seus consumidores.

Ser a única empresa no ramo exige um empenho muito grande em ofertar o melhor e continuar sendo a melhor. A previsão é que neste 2018 as encomendas superem as entregas de cartas, um prognóstico que há alguns anos vem se consolidando por causa do comércio virtual, cada vez mais presente no cotidiano. Essa adaptação ao universo do e-commerce faz com que os Correios tenham um fluxo muito grande de entregas.

A ferramenta de rastreio do objeto é anterior a este panorama e tornou-se muito útil tanto para remetente/destinatário quanto para a própria empresa, pois, de um lado, gera mais confiança do consumidor porque este pode acompanhar todas as etapas até o destino final, e, de outro lado, a empresa recebe o feedback positivo ou negativo. É uma ferramenta de fiscalização e de segurança para o consumidor.

Recentemente, com a implantação do rastreio por CPF em comemoração aos 355 anos da empresa, os Correios podem fornecer mais qualidade de serviço, inserindo-se nesse contexto de modernização, tão necessário atualmente, não deixando de mencionar a já existente opção de o consumidor acompanhar o trajeto via SMS. Agora, remetentes e destinatários podem, ambos, colocar seus CPFs no registro da postagem; este é um passo diante de muitas outras possibilidades de desenvolvimento. Esse recurso traz a praticidade em rastrear determinada encomenda, sem a necessidade do número de protocolo de envio, já que o número do CPF é mais usual e recorrente em infinitas transações do dia a dia.

Esse rastreio por CPF chega em uma época conflitante para a empresa, em que tal feedback tem tatuado uma sombra a respeito da qualidade do serviço prestado. O atraso das entregas tem atormentado os consumidores, uma vez que dependem exclusivamente desta única empresa. Tal novidade pode ser considerada uma estratégia de marketing para proporcionar maior confiabilidade e, assim, sofrer um menor impacto dessa falha em seu sistema operacional. Além disso, a adesão era uma demanda pedida pelos próprios clientes dos Correios, o que aproxima esses dois pontos.

De janeiro até agora, ainda não foi mensurado o impacto dessa novidade. Os efeitos desse novo recurso só poderão ser observados a longo prazo e, então, saber das falhas e do que foi positivo.

Seja como for, desenvolver ferramentas que facilitem a comunicação entre a estatal e o consumidor é um meio de fortalecer a imagem corporativa. Deste modo, em momentos de crise, a empresa tem garantida a confiança de um número mais significativo de clientes.